Celebrar o dia da Mãe


Celebramos no Terceiro Domingo de Páscoa o Dia da Mãe. É uma ocasião especial para agradecer a Deus pelo dom maravilhoso das mães — aquelas que nos deram a vida, que cuidaram de nós com amor e que continuam a ser presença constante e fonte de inspiração nas nossas vidas.
Nos Evangelhos, vemos frequentemente a figura de Maria, Mãe de Jesus, como exemplo perfeito de maternidade. Maria é aquela que, com humildade, disse "sim" ao plano de Deus e acompanhou o seu Filho até à cruz. Ela representa todas as mães que, no silêncio do seu dia-a-dia, amam, sacrificam-se e permanecem fiéis.
A maternidade é uma vocação sublime. Não se limita à biologia — é também espiritual e emocional. Uma mãe é aquela que ama sem medida, que ora pelos seus filhos, que os corrige com ternura e que nunca desiste deles, mesmo nas dificuldades.
Neste dia, devemos não só honrar as mães vivas, mas também lembrar com carinho as que já partiram. Que o seu exemplo permaneça vivo em nós, e que rezemos por elas, confiando-as à misericórdia de Deus.
E que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, interceda por todas as mães do mundo.