Concerto Jubilar do Coro da Catedral de Lisboa


O Concerto Jubilar do Coro da Catedral de Lisboa, inicialmente previsto para o passado mês de abril e adiado devido ao falecimento do Papa Francisco, já tem nova data marcada: será no próximo dia 25 de outubro, sábado, às 16h00, na Sé Patriarcal.
A escolha desta nova data coincide com a festa da Dedicação da Sé de Lisboa, um momento de particular importância para a vida da diocese. Como sublinham os organizadores, esta celebração acontece num período liturgicamente rico: poucos dias depois da memória de São João Paulo II (22 de outubro) e na proximidade da Solenidade de Todos os Santos (1 de novembro).
A realização do concerto neste intervalo pretende ajudar a comunidade a reconhecer na Catedral o lugar onde “a comunidade diocesana se reúne para ouvir a Palavra de Deus, orar em conjunto e celebrar os sacramentos”, tornando visível a presença de Deus e sendo “sinal peculiar da Igreja que habita o Céu”.
Este será um concerto multimédia pensado como expressão da caminhada jubilar em curso na diocese e como convite à esperança. O programa original – dedicado à memória dos Papas [São João Paulo II, Bento XVI e Francisco] e Patriarcas de Lisboa [D. José Policarpo, D. Manuel Clemente e D. Rui Valério] dos últimos 25 anos – será agora enriquecido com o “novo Pastor Universal, o Papa Leão XIV”, recentemente eleito, e “todos os que com eles trabalharam ou trabalham, para continuar a fazer da Igreja de Lisboa uma Igreja de esperança, de serviço”.
Recordando as palavras do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, na Eucaristia de ação de graças pela eleição do novo Papa, “como é oportuno que esta eleição tenha ocorrido em pleno Jubileu 2025, em que nos descobrimos ‘Peregrinos de Esperança’! A Providência oferece-nos um sinal eloquente: um novo Papa para um novo tempo de graça, um novo Pedro para conduzir o povo santo de Deus como peregrino da esperança no meio das tribulações do mundo”.
O Concerto Multimédia do Coro da Catedral de Lisboa conta com o envolvimento de diversos músicos e voluntários, bem como com o apoio de várias instituições: Patriarcado de Lisboa, Cabido da Sé Metropolitana, Agência Ecclesia, Secretariado Nacional de Liturgia, jornal Voz da Verdade, Rádio Renascença e Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.
A entrada é livre, e os promotores deixam o convite: “Reserve na sua agenda o dia 25 de outubro, sábado, às 16h00, na Catedral de Lisboa. Que este seja um momento marcante nesta caminhada jubilar, e que possa despertar nos corações luz da memória e caminho de esperança. Que este tempo de graça nos possa impelir para que a ‘porta santa’ do coração nos conduza à conversão e à renovação interior”.
Coro da Catedral de Lisboa
Com direção do maestro Luís Filipe Fernandes, o Coro da Catedral de Lisboa foi pensado pelo Cónego Luís Manuel Pereira da Silva, antigo pároco da Sé falecido em 2020, e iniciou a sua atividade em julho de 2011.
Tem como objetivo a execução de composições litúrgicas, religiosas e sacras, em diversas ocasiões do ano litúrgico (Festas, Solenidades, Memórias), assim como em apresentações/concertos. A sua composição varia de acordo com as circunstâncias e/ou obras a interpretar. Para além de formação técnica, há também, periodicamente, espaços destinados à formação litúrgica e espiritual.
Fonte: Patriarcado de Lisboa